Este assunto é muito interessante e estimulante, pois é sempre bom ouvirmos e vermos novas pessoas ingressando no esporte, e em especial no nosso esporte.
O Triathlon é sem duvida um esporte completo para saúde, onde você trabalha praticamente todos os grupos musculares e deixa seu preparo cardiovascular em excelente forma. Então por que não praticá-lo? O treinamento pode ser um dos primeiros motivos para responder essa pergunta de forma negativa, muitas pessoas gostariam, mas não têm idéia de como treinar, como começar, aonde treinar e o mais importante: como irá conseguir tempo para treinar!
Eu sou ainda um novato no Triathlon, estou no esporte desde novembro de 2009, mas gostaria de dar algumas dicas para aqueles que pensam em iniciar no esporte.
1) O treinamento é sim uma das questões que talvez afaste alguns adeptos, pois hoje em dia com a correria de nossas vidas, trabalho, estudos, transito, enfim, fica difícil conseguir um tempo para treinar. Mas o primeiro ponto é, procure uma Assessoria Esportiva/ treinador que esteja próximo a você. Conheço tantas boas e certamente vocês conseguirão encontrar. O mais importante de treinar com uma assessoria esportiva não é o desempenho ou alcançar seus objetivos mais rápido e sim alcançá-los com saúde e segurança. Muitas vezes atletas que treinam sozinho, sem supervisão de um profissional se machucam não se sentem bem com o treinamento, ou até mesmo treinam menos e com menos eficiência do que poderiam. Então a primeira dica é procurar uma Assessoria e buscar treinos que se adéquam a sua realidade, ao seu trabalho, ou ao seu dia-dia e seus objetivos. Existe uma infinidade de trabalhos que podem ser feitos, desde natação,bike e corrida (os essenciais e básicos) aos complementares (Musculação, funcional, pilates) então você precisa junto com seu treinador verificar quais desses trabalhos e com que freqüência você precisa fazer neste momento.
2) Equipamentos. Muitos olham grande parte dos atletas com bicicletas caras, tênis modernos, rodas lindas e com preços altos, e pensam que não podem ingressar nesse esporte. Realmente temos muita coisa de tecnologia que ajuda e muito na facilidade de treinamento, no desempenho, enfim, mas não são itens essenciais e é possível começar sim com equipamentos modestos, desde uma bike modesta, a uma roda simples de treino, etc. Pense sim em progredir se você está gostando e se dando bem no esporte, compre equipamentos melhores, roupas que te tragam mais conforto, e tente sempre colocar na frente aquilo que você considera mais útil naquele momento, lembrando que conversar com atletas mais experientes sempre é bom e nos ajuda a formar nossas opiniões sobre roupa de borracha, rodas, etc.
3) Provas. Se você pretende competir, procure iniciar com provas de distancias menores, como o short. Afinal seu corpo necessita de uma adaptação ao esporte, a carga de treinos, a tudo, e é muito visível essa mudança de um sedentarismo ou até mesmo de um outro esporte ao triathlon, afinal estímulos, grupos musculares são muitas vezes bem diferentes. O ideal é estipular metas e se você é daqueles que busca participar e completar um IRONMAN, estipule metas junto com seu treinador, por exemplo: 2 anos de short triathlon + 1 ano de olímpico + 1 ano de olímpico+alguns longos e sim finalmente com estratégia chegar a seu objetivo de ser um IRONMAN.
4) Alimentação. Alimentação é saúde. Busque imediatamente um nutricionista para acompanhá-lo e lhes orientar na alimentação. Com uma carga de treinos regulares + trabalho e outras tarefas, você precisa se alimentar bem. Também verás muitos suplementos e muitos atletas consumindo vários e indicando, certamente todos tem seus benefícios e são muito bons, mas veja primeiro que cada um tem uma rotina de treinos, uma estrutura física, e cada pessoa necessita de doses diferentes, de suplementos diferentes uns dos outros. A suplementação vai sim fazer parte da vida do atleta, mas é essencial que seja prescrita por um nutricionista, que vai entender suas necessidades alimentares e te passar suplementos afim de suprir tais necessidades. Como falar mal de multi-vitaminicos, gel de carboidrato, carboidrato durante o treino? Afinal são práticos, e muito uteis. Mas sempre pense que um nutricionista é quem faz sua dieta, não outros atletas, e propagandas.
5) E por fim o prazer. Com certeza vale a pena buscar ambientes de treinos com mais pessoas que certamente vocês farão amizades, trocarão experiências, receberão ajuda, mais pra frente irá ajudar aquele que vai começar. Busque no esporte a saúde, o prazer de ocupa a mente com algo saudável, o prazer de ver que você é capaz e que você evolui com treinamento, e com certeza não só sua parte física, mas sua cabeça estará sempre muito treinada e preparada para a vida. Pense que para ser um bom atleta é necessário disciplina e abrir mão de algumas coisas, mas não seja radical e pense que a vida tem uma serie de coisas boas a se fazer,e você é quem escolhe onde vai estar.
Sempre que precisarem, podem contar comigo para tirar duvidas, conversar, trocar idéias e falo isso, pois tenho prazer de ajudar os amigos e novos amigos!
Grande Abraço e feliz páscoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário