FRASE

Eu nado contra a maré, pedalo em direção aos meus sonhos e corro em busca de meus objetivos. Isso é o Triathlon, este sou eu. Prazer, Fernando Tolin

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O ESPORTE NO BRASIL (REFLEXÃO)

Boa noite Amigos!

Eu queria falar sobre alguns pontos relacionados ao esporte no Brasil e eu ficarei feliz de receber opiniões sobre o assunto.

O que é o ESPORTE no Brasil?

Acredito que podemos dizer que a grande maioria das pessoas no Brasil, veêm o esporte como Futebol! O futebol é sim o principal esporte no Brasil e no mundo, com maior publico, mais investimentos, mais retorno financeiro para patrocinadores, maiores salarios e transações e claro, é um esporte muito legal e emocionante de se assistir, por isso em nosso país bastante gente lembra apenas do futebol como esporte, pois o sonho de muitos jovens e crianças é ser jogador de futebol, ganhar muito dinheiro, mudar a condição de vida dos parentes,  ser famoso, enfim, temos idolos nesse esporte, nossa seleção costuma ter bons resultados, o que facilita sim mais adeptos. Será que tem muito investimento na formação de novos jogadores?Estamos sempre revelando novos jogadores, atletas de potencial que se destacam aqui e no mundo, mas e os milhares de meninos que treinam, se esforçam, deixam de ingressar em uma outra area profissional e acabam nao tendo exito no futebol? Esses recebem algum suporte do governo?De instituições privadas? E os outros esportes, menos populares, muitas vezes mais caro, existe algum incentivo seja publico ou privado para formação de ídolos, ou simplesmente para formação de atletas de alta performance?

Bom, eu acho que a resposta é não para quase todas as perguntas. Além do nosso futebol, nosso voley, poucos atletas se destacaram no ambito mundial, em torneios de máxima importancia e aquelas que conseguiram, sem duvidas foram muito além de ter sorte ou algum suporte a altura do nosso governo. Grande parte desses atletas treinou em outro país, se preparou em locais com mais estrutura e conseguiram chegar aonde chegaram, trazendo medalhas, titulos, e elevando o nome do Brasil no esporte mundial, mas como eu disse, sao poucos para uma populçao gigante que temos.

O Brasil está entre os maiores países do mundo em territorio e populaçao, será que nao deveriamos ter mais atletas em jogos olimpicos, ter mais medalhas, mais titulos? O principal para que isso aconteça, é o que nos falta. INVESTIMENTO. Faltam politicos interessados realmente em melhorar a qualidade de vida da população, investir mais em esporte, enxergar o esporte como um meio de manter-se saudável, longe de drogas e vícios.

Também falta ambição das empresas de acreditarem no esporte, e investir nele, vendo no patrocínio uma forma de retorno para a empresa. Patrocinar um atleta, nao é caridade, a empresa tem sim que ter retorno, mas pra isso ela precisa acreditar neste mercado! Investir, arriscar e certamente existe grande chance de dar certo, mas porque empresas privadas arriscariam tanto, se o nosso governo nao faz tal tipo de investimento?

Os cartolas, organizadores de competições de diversos esportes, muitas vezes abusam do preço de uma simples inscrição e tiram de um monte de gente a possibilidade de participar do evento, de se envolver mais com aquilo, de sonhar e fazer planos para o futuro.

Quem são nossos atletas hoje? Quantos deles podem arriscar abrir mão de trabalhar, ajudar a familia, fazer cursos profissionalizantes e faculdades para ser um atleta?Quem vai pagar viagens, inscrições, roupas,equipamentos, alimentação, suporte medico (desde nutrição,psicologia, até medicos cardiologistas, ortopedistas) para acompanhar a formação desses atletas?

Realmente as respostas ficam dificeis de se encontrar.

Quantos atletas profissionais de todos os esportes têm outro emprego? Trabalham em bancos, escritorios, na rua, ou até mesmo em obras, sim , temos exemplos até de levantadores de pesos que eram pedreiros e ainda são. São muitos esses atletas, mesmo nossos profiossionais sao muitas vezes obrigadores a ter um emprego para manter os custos, ter uma familia e ter uma condição mínima para se ter uma vida digna.

Por que cada vez menos temos atletas novos ingressando em modalidades esportivas?

O que aconteceu com o Triathlon que dificilmente passa de 600 inscritos em uma prova (as mais importantes do país)?

Por isso, aproveito este espaço para parabenizar a todos os atletas brasileiros, desde aqueles que são nossos ídolos mas também os atletas amadores, que sao muito guerreiros e sem duvidas ajudam a manter os poucos profissionais que temos. Parabens atletas!! É bonito ver que tem gente que acorda mais cedo para treinar, vai dormir mais tarde, trabalha, estuda, mas não deixa de fazer algo que gosta e acredita que faz bem para o corpo e para mente, e que dá uma sensação de prazer enorme. Isso é o Esporte.

Sonhamos em ver mais atletas ganhando medalhas olimpicas, mais pessoas praticando esporte por lazer, por saúde e por estilo de vida. Sonhamos em ver mais empresas privadas investindo e acreditando no esporte e principalmente mais atitude de nosso governo, para que o esporte cresça neste país, e não diminua!

E tenho certeza, que cada um de nós (atletas) ao ver qualquer atleta ganhando uma medalha olimpica, ou em um campeonato mundial, sentirá orgulho de ser brasileiro.

Boa noite a todos e não vamos deixar de acreditar no esporte.

2 comentários:

  1. Não tem como... no Triathlon está quem tem grana pra pagar equipamentos, inscrições e viagens. Os que não têm, tem que gostar muito para gastar o árduo e suado dinheiro que ganha no trabalho com esta modalidade e ainda conciliar o pouco tempo de folga do trabalho com os treinos. Este é o mundo do Triathlon.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Hoje em dia o triathlon tem cada vez menos jovens, opis não tem ainda condiçoes de bancar esse esporte caro. Mas se tivessemos um pouco mais de apoio, princiaplmente aos jovens talvez poderiamos mudar isso.

    ResponderExcluir